Home
Saúde Vocal
A Voz
FotoLog
Exercício(wav)

Oficina da Voz

Quero aprender a usar a minha voz.

Sempre ouvi dizer que a minha voz era como a de um locutor, mas nunca me senti confortável com ela.

Chegou a hora de aprender a usá-la e me sentir mais confortável com este recurso.

Prof. Luis Fernando da Luz
tel. (11)2231-0048


Professor Luis Fernando da Luz

Expressão corporal, relaxamento e alongamento

Visa preparar principalmente os músculos da face, pescoço, ombros, entercostais, abdominais e pernas com o objetivo de conscientizar o aluno da necessidade desse alongamento e relaxamento muscular para evitar problemas posturais e Stress muscular. Para que o organismo tenha condições de executar as funções da respiração diafragmática para o ato da fala e do canto com mais viabilidade e prazer.

Fono, respiração diafragmática abdominal e respiração diafragmática entercostal e costelas

Para que tenha um saúde vocal e física é fundamental que se tenha uma respiração correta, o objetivo desse exercício é reeducar o aluno com técnica para desenvolver a respiração diafragmática abdominal, entercostal e das costelas, que são respirações adequadas, uso correto das pregas vocais, para que no dia a dia e na vida profissional se tenha uma voz saudável e flexível.

Afinação vocal, impostação vocal, dicção e ressonância da caixa craniana

lmpostar é emitir corretamente a voz utilizando os ossos da face e caixa craniana através de exercícios de ressonância e vocalizes que são executados com o auxílio de um teclado ou não, para que se perceba o ponto correto para emissão da voz e trabalhar a sensibilidade auditiva harmonizando ambas as partes.

Inteligência musical, criatividade musical, improviso, dinâmica de grupo e repertório

São utilizadas músicas, exercícios e desenvolvimentos de composição, feitos pelos alunos, que visam desenvolver a percepção, criatividade, flexibilidade vocal e improviso. Mostrando para o aluno que tenha alguma dificuldade ou não para se expressar perante outras pessoas, de forma interessante, espontânea e descontraída.


Anatomia, fisiologia da voz, saúde vocal, percepção auditiva e rítmica

É mostrado, através de vídeos e desenhos, o funcionamento da laringe, faringe e pregas vocais para que o aluno se conscientize com os cuidados que devem ser tomados e informações sobre a saúde vocal, além dos exercícios de percepção auditiva e rítmica que ajudam no atendimento do que são as notas musicais e suas diferenças e do que é o ritmo.

Instituto Dom Bosco | Pró-Fono 

1