Home Saúde Vocal A Voz FotoLog |
A Voz
Nenhum instrumento pode se comparar à voz humana, pois ela é a combinação de musicalidade, emoção e interpretação. Cada pessoa tem a sua voz diferente de outra, a diferença entre uma voz e outra depende de estrutura física do seu aparelho fonador e também da maneira como esse aparelho A voz é o som produzido pela vibração das pregas vocais com a passagem do ar vindo dos pulmões e do abdomem. As cordas vocais, na realidade, são duas laminas em forma de V com mucosas e são movimentadas por dezesseis músculos medindo de um a dois centímetros e meio e podem assumir cerca de 170 posições diferentes. Situam-se na laringe à altura do “Pomo de Adão” (gogó). É de grande importância o bom controle das mesmas. O ar expirado deve ser na quantidade certa para que elas possam vibrar de maneira adequada, porque o volume de voz depende da quantidade e da força com que o ar é expelido. Quando as cordas vocais produzem sons graves elas vibram cerca de 80 vezes por segundo. Para produzir sons agudos, elas ficam tensas a ponto de vibrar mil vezes por segundo. Cada pessoa tem um determinado tipo de cordas vocais, que dependendo da estrutura comprida/fina, etc. irão determinar o seu tipo de voz, além das pregas vocais, há um conjunto de elementos que juntos realizam o mecanismo da emissão da voz. São ossos, músculos, membranas, mucosas, cavidades de ressonância orais e nasais. O seu falar mostra quem você é! A voz
é diretamente influenciada pela forma com que
respiramos, é por isso um indicador de estado emocional. Também a postura não fica imune a respiração: pessoas arrogantes, por exemplo, tendem a inspirar mal, algo que favorece um peito estufado e tenso, uma pessoa amedrontada ao contrario, costuma ter o tórax afundado e ombros encurvados, inspirando e expirando limitadamente, receosa de ocupar espaço. Por fim quando estamos em paz conosco, e com o mundo a respiração é lenta, profunda e regular. Fisiologia da voz. 1. O que é o diafragma? É o músculo (órgão) responsável pela respiração. 2. Onde se localiza o diafragma? Qual é a sua função? E quais são os cuidados que devemos tomar? Localiza-se na região abdominal interna do nosso corpo. Tem o formato de um bife aberto. Ao inspirarmos essa musculatura desce, enchendo os pulmões de ar, e ao expirarmos, esse ar é lançado para fora formando uma coluna de ar que sustenta as notas vocais com qualidade. Com a pressão do ar formado pelo diafragma, conseguimos um resultado mais positivo do que quando o ar expelido pelos próprios pulmões. Neste caso, não há pressão sobre a faringe, laringe e pregas vocais. Portanto, é errado usar o pulmão como apoio pois ele foi concebido para oxigenar o sangue e não para sustentar as notas musicais. Devido ao movimento que esmaga a prega vocal por essa falta de apoio fazendo com a parede externa da faringe e laringe cause atrito com a parede externa da prega vocal. Este movimento repetido varias vezes acaba ferindo, resultando em rouquidão, afonia, e dessa forma se não forem tomados os devidos cuidados com o uso da voz e do diafragma poderemos adquirir calos vocais, fissuras e dependendo do caso, até câncer.
3. O que é ressonância da caixa craniana e seus pontos de ressonância?
É a técnica pela qual, ao usarmos a pressão diafragmática que neste primeiro momento ao produzir um som fez com que ela tenha um pequena intensidade. Esse som juntamente com a pressão do ar é levado em direção às cavidades de ressonância, sendo amplificado pelas membranas existentes no interior destas cavidades que ao oscilarem funcionam como alto-falantes em nossa caixa craniana.
Pontos de ressonância. Caixa torácica, no homem normalmente devido ao volume da caixa torácica é natural que este som seja de peito. A mulher normalmente usa a caixa craniana, chamamos voz de cabeça. Para que não coloquemos o som totalmente na garganta, devemos aprender a aplicar essa técnica equalizando o som grave da região torácica e aguda da região da caixa craniana e seus demais pontos de ressonância. Chamamos de seios-paranasais, popularmente conhecidos como maçã do rosto, e região ressonantal conhecida como testa.
|